quinta-feira, 24 de junho de 2010

A internet, que surgiu como um avanço tecnológico, nunca imaginou que iria se tornar um elo de mudança de gerações posteriores à sua vinda. Hoje, nada é feito sem ela, pesquisa, comunicação, trabalho e como em todo lugar, uma porção de coisa inúteis ou que com o tempo, caem no esquecimento.

Dentre as mídias que estão em mais uso no momento, está o blog e suas vertentes, como o fotolog. A ferramenta Blog é usada por milhões de pessoas no mundo, para diversos propósitos, diversão, passatempo, jornalisticamente ou também para se expressar opiniões, como aqui.

Falou-se muito se, com esse 'boom' da internet e digo, principalmente dos Blogs, os jornais impressos cairiam em desuso ou mesmo deixariam de existir. Mas o que vemos, a meu ver é justamente o contrário, os jornais impressos se fortalecem à medida que a informação na internet se torna 'velha' mais rápido que nossos olhos podem ver. Como consequência, essa geração é super informada, mas tudo superficial. É como se você fizesse vários cursos superiores e, mesmo assim, não aprendesse nada direito.

O Blog é uma ferramenta forte, que permite comunicação e feedback rápidos, mas que dependem de outras mídias para existir. Não há como haver um pensar/escrever jornalístico, sem um conhecimento teórico, por isso que tem que se, mais do que nunca, saber filtrar o que se lê. Blogs são muito mais comunicadores pessoais, um modo de afirmar uma opinião, do que um jornal.

Reitero minha posição, como a grande maioria dos jornalistas. O profissional jornalista deve ser respeitado e como tal, tem como direito que se valide a obrigatoriedade do diploma. No momento em que a informação se torna mais descartável a cada dia, é imprescindível que o Comunicador tenha esse direito assegurado!

2 comentários:

  1. Fonte: google.com.br

    IAHSIHAOISHOIAHSO. to brincando maaaan! ;)


    :*

    ResponderExcluir
  2. AHSIAHIAUHSIUASHIAUSHIUAHSIASUAHS

    Fonte: Nathália Christine. :D

    ResponderExcluir