terça-feira, 29 de junho de 2010

O ensino de Jornalismo para muitos pode ter se tornado um bem dispensável após a decisão do STF de que o diploma para o curso era dipensável. Porém no texto de Luli Radfahrer, (Escola de) Jornalismo para todos, a autora afirma que agora, mais do que nunca tornou-se extremamente essencial o ensino de Jornalismo.
Pois é a partir do que os jornalistas escrevem/publicam que o pensamento crítico de milhares de pessoas, é formado. Não se pode banalizar a informação, seria a morte ao direito de todos, de ter acesso à informação concisa e clara.
Também não se pode negar que hoje, o uso e manejo da informação pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Portanto, não é necessário, ao menos para isso, o diploma de ensino superior. E justamente por isso, o ensino teórico da matéria é tão importante, só assim podemos diferenciar a informação, de um comentário sem base jornalística.
O acesso e manejo da informação é contínuo e pode ser feito por qualquer pessoa com internet a seu alcance. O que não se pode negar é fato de que o Ensino de Jornalismo se tornou indispensável, principalmente por essa facilidade de manejo da informação. É direito de qualquer pessoa o acesso à informação clara e condizente com o fazer jornalístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário